Precisamos falar de saúde mental




Durante meus 25 anos de vida já tinha conversado e lido alguma coisa sobre depressão ou ansiedade. Porém, até então, nunca tinha parado para pensar em saúde mental.
Depois de inúmeros transtornos psíquicos, obviamente eu comecei a procurar mais sobre saúde mental ou sanidade mental. E observei que na maioria das definições esse termo é usado para definir o tipo de qualidade de vida cognitiva ou emocional e, enquanto pesquisava sobre, achei tão simples a definição perto da complexidade do assunto.  
Como já falei em outras publicações, eu sempre me achei um pouco ansiosa, porém nunca dei muita importância pois pensava: quem não é ansioso hoje em dia?
Porém, no ano de 2016 o meu corpo começou a dar alguns sinais de que minha saúde mental não ia bem. Óbvio que eu ignorei esses sinais, e acredito que por falta de conhecimento sobre o assunto.
Esses sintomas giravam em torno de pálpebras tremendo em alguns momentos do dia, noites de insônia, palpitações no peito, dores de cabeça constantes, cansaço, tonturas, preocupação excessiva, irritabilidade entre outras. Acabei indo para o hospital uma ou duas vezes por conta desses sintomas e os médicos falaram que era estresse. Não me sentia estressada, então nem dei atenção e mantive a minha rotina. Rotina essa que foi interrompida há nove meses, onde tive a minha primeira crise.
 No início foi difícil de identificar qual era o transtorno que estava acontecendo comigo, tanto pela psiquiatra quanto pela psicóloga. O quadro era tão complexo que eu só recebi um diagnóstico “definitivo” sete meses depois.
Meu diagnostico inicial foi de TRANSTORNO PSICÓTICO AGUDO, tendo como alguns dos sintomas a alteração do humor de depressivo para maníaco com sintomas psicóticos, irritabilidade e autoagressão. Nessa primeira consulta eu iniciei o tratamento com quatro medicamentos diferentes e o auxílio psicológico duas vezes por semana.
Toda vez que retornava ao consultório eu tinha a esperança de estar melhor e ela retirar ou pelo menos diminuir os medicamentos. Não foi isso que aconteceu, pelo contrário. A cada volta a psiquiatra o meu quadro estava com um novo distúrbio e as medicações eram aumentadas até chegar a onze remédios e alguns com 3 doses diárias. Ao longo de 7 meses o meu quadro psicótico teve diversas alterações até chegar ao diagnóstico de TRANSTORNO BIPOLAR COM FASES PSICÓTICAS, MANÍACAS E DEPRESSIVA, e a diminuição de trinta remédios por dia para sete remédios por dia.
Hoje, com muito mais consciência que no início, eu me pergunto e espero que você também comece a se questionar:
Em que momento eu parei de prestar atenção em mim?

Como eu deixei o trabalho e o dinheiro serem mais importantes que o convívio com a minha família?

O que era tão urgente que não poderia ser resolvido depois?

Tinha necessidade de tentar fazer as coisas na maior “perfeição” possível?

Por que eu continuava enquanto minha mente falava para diminuir o ritmo?

O que sobrou de todo aquele esforço e privações?

Hoje uma das certezas que eu tenho é que nada vale mais que minha saúde mental!

Questione-se, observe os sinais que seu corpo emite. A ajuda psicológica é muito importante o tempo todo, não tente aguentar mais um pouco e mais um pouco e mais um pouco...

Comentários

  1. Nane, tô impressionada com sua clareza e coragem. Parabéns! Vou compartilhar, porque, realmente, precisamos falar e pensar a respeito 😊

    ResponderExcluir
  2. Trabalhar com o que gostamos sempre é bom , mas as vezes podemos ser duro consigo mesmo devido pressões externas(saber que seu jeito de ensinar pode influenciar a vida de varios alunos, que é claro sempre queremos o melhor para eles é muita responsabilidade sim!) Temos que pegar leva as vezes ganhar um pouco menos em troca de algumas horas de descanso realmente fazem a diferença.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Precisamos falar de TAG !!!

Precisamos falar de (re)começos